Uma das leis mais abomináveis dos últimos tempos está prestes a ser votada no congresso americano – e tem chances de ser aprovada.
Se aprovada, a lei conhecida como SOPA (Stop Online Piracy Act – Ato para Parar a Pirataria Online), mudará todo o jogo da internet. Basicamente ela permite fechar ou bloquear sites suspeitos de infrigir direitos autorais, sem a necessidade de autorização judicial. Além disso, a lei responsabiliza os sites pelo conteúdo postado pelos seus usuários. Ou seja, o Facebook poderia ser processado ou até fechado caso você coloque lá, digamos, uma foto com direitos autorais de alguém.
Saiba mais detalhes sobre a lei proposta aqui, aqui e aqui.

As consequências seriam enormes, a ponto de gente muito importante dizer que é uma ameaça à própria internet. Eu concordo e vou além. É uma ameaça aos nossos interesses.
O que está por trás desta lei? Empresas detentoras de copyright viram seus modelos de negócio ameaçados pela internet: downloads de músicas, filmes, livros, revistas, tudo corre solto pela rede, sem remunerar essas empresas e seus criadores. Dá para entender a revolta.

A questão de como incentivar artistas e produtores de conteúdo (Eí, eu sou um deles!), ainda não está resolvida. Como escritor, meu primeiro interesse é ser lido. Se vou ter que ganhar a vida fazendo outra coisa, paciência. A maioria dos artistas hoje vive assim, porque a indústria atual não é inclusiva, poucos criadores ganham dinheiro. Quem ganha muuuuuuito dinheiro mesmo são os empresários e acionistas.
Tenho certeza que a questão da remuneração dos criadores se resolverá em breve. A internet é um organismo vivo, com inteligência própria, formada pela soma de nossas conciências. E digo mais, o modelo que virá será muito mais justo para os artistas e criadores. Tenho certeza disso.
As principais empresas apoiadoras do SOPA são TimeWarner, Sony, NBC, grandes estúdios, entidades ligadas a artistas famosos. Com certeza, se eles não existissem fariam falta.
Mas a questão vital é: a internet, do jeito que conhecemos, fará falta?
O que queremos deixar para nossos filhos? Lady Gaga, filmes 3D, Justin Bieber, a próxima Saga Crepúsculo? Ou uma ferramenta que una as pessoas, que garanta a democracia e o acesso irrestrito à informação? Faça sua escolha. De que lado você está?

PS: Hoje, 18 de janeiro está acontecendo o primeiro grande movimento contra o SOPA. Sites como WordPress.org, Twitpic, Mozilla e até a Wikipedia.org estão fazendo um blackout (suspendendo seus serviços por 24h) como forma de alerta aos usuários sobre o que está acontecendo. Google, twitter e outros grandes portais já se posicioniaram contra a lei também. Parece que a guerra está só começando.


